EU PREFIRO HOSTEL, AND YOU?

(Na foto, a Pousada Maravilha em Fernando de Noronha - PE - nunca fui, ou AINDA não fui...)

QUAL É A MELHOR HOSPEDAGEM QUE EXISTE? DEPENDE... Depende do que você procura...
Você é o tipo paulistano que sai de casa pra se hospedar e reclamar do café da manhã das pousadas, e colocar no Google que o sinal do WiFi é bosta, e que a cama era muito dura, o banheiro sei lá o quê, o ar condicionado zuado, enfim, já pode desistir de continuar lendo, gente chata nasceu pra ficar socado em casa!
Maaaaas, se você viaja em busca do " aproveitar a vida ", aí sim posso te auxiliar, rsrs...
Eu já me hospedei em algumas pousadas, hósteis, hotéis, e acho que só tá faltando resort, mas eu chego lá - tudo isso aqui no Brasil, eu ainda não pisei fora, e acho que tenho preguiça - é que hoje mesmo eu estava pensando em como eu quero conhecer cada vez mais o meu próprio país, eu amo isso aqui gente, não adianta que querer embalar o povo, eu sou brasileira da gema mesmo!
Que tipo de hóspede eu sou? Odeio " decoração contemporânea ", como se um ambiente cinza e metálico pudesse ser chamado de decoração... Uma geladeira tem, literalmente, mais vida! Eu pertenço à cidade mais cinza da América Latina, quando eu saio daqui, quero sair de verdadinha!!!
Amo decoração com cores, madeira, esotérico, hindu, fazenda, animais, tudo junto! Amo acordar ao som dos pássaros, as folhas das árvores balançando pra lá e pra cá, verde por toda parte, paz por toda parte - ela fica dentro da gente né, se você estiver com a cabeça queimando com " problemas ", nem um lugar desse te alivia!
Mas, como eu disse lá em cima, depende do que você procura: Se está numa capital, e quer usufruir de tudo o que existe de ponto turístico nela, mas quer um serviço de hospedagem competente, objetivo, e no qual você só quer um banho e dormir confortavelmente, pode ser um hotel... Até um motel, rsrs, dependendo do quanto isso não faz diferença pra você! Se você jura que vai passar todo o período da viagem batendo perna e curtindo por aí, um hotel barado supre suas necessidades!
Mas, se quiser um lugar onde você possa descansar e ainda usufruir de um ambiente aconchegante, no qual se sinta em " alfa ", as pousadas e fazendas em meio à montanhas e serras são a melhor opção! O cheeeeiro do mato, do café da manhã, o ritmo de quem está feliz por acordar mais um dia, aquela mesa típica de iguarias da fazenda, eu adoro isso!
É um ambiente mais familiar né, seguro, no sentido de sossego, de bem estar... O silêncio é geral umas 20hs... O ambiente concorre para a interiorização!
Mas se seu negócio é conhecimento, mais zueira, mais bater papo, aprender coisas novas, é hóstel o seu lugar! É A MINHA HOSPEDAGEM PREFERIDA!
Fiquei pela primeira vez num hostel em Manaus - tô tentando lembrar se estou certa do que estou dizendo... Mentira gente! Primeira vez num hóstel foi em Ubatuba! O Ecotrip Hostel, fica próximo às três rodoviárias que tem por lá, se não tem mais né, e como é um hostel em praia, a zueira é sem fim! O ambiente é lindinho, mas a administração falhou porque metade queria dormir, a outra metade estava atormentando, bem ao lado dos quartos... Valeu, pelo valor, pela comodidade de tudo estar próximo, pelo ambiente decorado que como eu já disse, eu adoro, mas não dormi direito na primeira noite!
Agora sim, Manaus - AM foi logo depois - exatamente uma semana depois, e tô falando de outro nível: Apesar de eu ter ido num final de semana de Carnaval, no meu quarto com quatro camas só tinha eu! As duas venezuelanas que trabalham lá são uns amores - eu esqueci o nome do hostel gente, mas estará entre os três primeiros que aparecer, certeza! A proprietária foi super blaster atenciosa com meu caso, eu já havia pago em novembro, meu irmão faleceu, tive que adiar, e ela considerou o mesmo preço, enfim! Assisti TV na sala tranquilamente, comprei cereais, deixei as coisas na cozinha sem que ninguém mexesse... Acho que tinha uma hóspede estrangeira no andar de cima... Amei minha estadia lá, e mega recomendo, atendimento excelente, lugar limpinho, pequeno, mas confortável! Fora que era há uns dez minutos do Teatro Amazonas, eu estava perto de tudo!
Depois fiquei num hostel em Gramado, na Serra Gauchatchê! O principal hostel, e esse estava bombando! Cheguei nele à noite, parece uma casinha de gente que mora a vida toda, mas quando você entra na recepção, a cara de hostel vêm à tona! Cada quarto é um país, e eu fiquei na Austrália - só assim, não tenho vontade de ir pra lá!
Conheci as doidas do meu quarto que estavam se arrumando pra balada, mais as doidas do quarto ao lado, cearense, bahiana, paulistanas, enfim... À noite eu não tive muito tempo para usufruir o local, ficamos batendo papo nas camas, e fomos dormir cansadas, eu não fui pra balada, tinha andado de salto o dia inteiro!
De manhã, precisamente, às 06:30hs, o café estava disponível nas mesinhas - que café do caralho, e pena que eu estava compressa, é que iria pegar o buzão pra Porto Alegre, e eu tinha pouco tempo para aproveitar Gramado e suas belezas...
Localização ótima, perto dos pontos turísticos famosos, como o Harley Motor Show - FODA!!! Lugar limpo, quentinho, seguro - o cara que estava preparando o café falou que o último assalto registrado em Gramado foi em 1993... Um dia São Paulo chega nesse nível!
Gramado foi em abril de 2016, em dezembro fiquei num hostel em Ilha Bela, e como todo hostel de praia: zueira de montão, zueira a noite inteira!
Lindinho em decoração, atendimento foi bom, a galera MEGA animada por todos os compromissos, era véspera de Natal, e era perto de supermercados, buzões pra tudo quanto é praia, lanchonetes, pizzarias, fora o bendito forró que o hostel inteiro encheu nosso saco pra colar lá, e não fomos...
Em janeiro do ano passado, fiquei no Piratas da Praia em Recife - MANO DO CÉU - o hostel da minha vida! Além de mega colorido, cheio de arte pra todo lado, vários ambientes além dos quartos, galera foda que conheci, e ele ficava há 50metros da Praia de Boa Viagem, pensa... Próximo ao ponto onde pssam vans para Porto de Galinhas, buzão pro metrô, Marco Zero, Olinda, enfim, foi o hostel alma-gêmea!!! Fiquei bem pouco tempo nele, mas o pouco foi mega aproveitado! Fica num prédio que você jamais imaginaria existir um hostel dentro, pequeno, mas com aquela cara de prédio de dentista, advogados e contabilidades...
Amei cada segundo vivido nele, e quando eu for pra Porto de Galinhas, talvez eu volte lá, ou dê um pulo lá, passe uma noite... Recomendo, por uma lista de motivos, fora o fato de estar em Recife!
Pronto, eis meu ponto de vista sobre a hospedagem mais barata, mais útil, mais aproveitável em tudo! Tem quartos de casal em alguns hosties viu gente...
Qualquer dúvida, me perunte nos comentários, beijos!


OBS: Lembrei agora do hostel em Goiás, rsrs... Lugar legalzinho, mas ainda bem que precisei ficar nele só pra dormir...





Comentários