TURISMO EM SÃO PAULO - BRASIL









Ouvir de um estrangeiro o que é ou deixa de ser São Paulo, é uma coisa, é um ponto de vista...
Mas, ouvir de uma Paulistana apaixonada, talvez se torne um tanto exagerado e dramático, mas mais honesto!
Se você é brasileiro de qualquer outro estado, ou estrangeiro de qualquer continente, esta postagem é pra você!
Estamos falando da terceira maior metrópole do mundo, e a maior da América Latina... Isso deve assustar um pouco, mas calma! Vou tentar ser mais honesta do que apaixonada...
Quando eu programo uma viagem, tento me inteirar do lugar onde estou indo, como qualquer pessoa, acho, e sobre muitas coisas que você lê ou fica sabendo são meias verdades...
Eu nasci na Vila Carrão, zona leste de São Paulo e cresci em São Mateus, também zona leste, mas uma área periférica!
Morei lá até meus 28 anos, mas, tive o privilégio de ter conhecido a zona sul há muitos anos, de ter trabalhado na zona norte, no centro, e de ter alguns contatos na zona oeste... Ou seja, conheço toda a região metropolitana da " terra da garôa "...
São Paulo tem a região metropolitana, ponto financeiro mais rico do pais. Tem a grande São Paulo, e conheço Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes, enfim...
Tem o interior de São Paulo com diveeeeeeeersas cidades interioranas maravilhosas, com seus típicos pontos turísticos, e posso citar algumas, não lembro de todas que fui:  Limeira, São Carlos, Campinas, Jacareí, Holambra e sua ExpoFlora, Itú que conheço desde pequena, Americana, Águas de São Pedro que é liiiiiiiiiinda, Piracicaba, Sorocaba, e outras tantas que não me lembro, mas que pisei!
Tem a baixada santista, que apesar dos mals tratos humanos, tem umas praias legais e recomendáveis... Gostei de São Vicente, com algumas pedras e com seu comércio... Bertioga também é legal.
Tem o litoral norte, que digamos, ser um rabinho do Rio de Janeiro, com suas belas praias... Não gostei do centro de São Sebastião e Ubatuba... Não gosto de praias onde o número de pessoas consegue ser maior que o tamanho da praia. Maresias é um sonho... Areia clarinha, mar azul by RJ, poucas pessoas, um típico lugar para babar na paisagem... Cinco horas de São Paulo, mas que vale cada quilômetro!
Temos o Aeroporto de Congonhas, ali próximo à Moema, bairro que tenho carinho e lembranças especiais, e points da hora!
Temos o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, numa região absolutamente sem graça, já que não gosto da zona norte... Não gosto porque a zona norte é energeticamente ruim, pesada, carregada e não me sinto bem...
Em ambos os aeroportos, você encontra transporte para São Paulo inteira!
No Centro, existe transporte DIRETO para os dois aeroportos... E em outros bairros, se procurar...
Temos a Rodoviária do Tietê, a maior do Estado! Ônibus para o Brasil inteiro, e alguns países próximos, não sei se todos...
Tem a Rodoviária do Jabaquara também, e a da Barra Funda!
Táxi para qualquer lugar...
Transporte para qualquer lugar...
Numa única linha de metrô, você vai de norte à sul, isto é: Tucuruvi à Jabaquara.
Numa outra única, de leste à oeste: Itaquera à Barra Funda.
Tem os trens da CPTM, tem ônibus intermunicipais...
SÃO PAULO TEM COMÉRCIO ABERTO 24HS POR DIA, O ANO TODO.
Você sempre vai encontrar um restaurante, um hipermercado, uma padaria, uma lanchonete, e até lojas! Farmácias, Pet Shops...
No reveillon, já encontrei hipermercado fechado, no dia primeiro de janeiro, mas tinha uma padaria aberta na frente!
Não sei sobre hotéis baratos, nunca me hospedei aqui, é bom pesquisar!
Um bom hotel de graça é a Rodoviária do Tietê, aberta 24hs, com cadeiras duras, mas se for só pra uma noite, quebra o galho! Tem o que comer, e tem banheiros...
A Avenida Paulista é um bom " point " nos finais de semana, mas tente evitá-la na madrugada, durante a semana... Não é mais segura como foi há dez anos atrás...
Se você precisa voltar pra qualquer bairro da periferia ou visitar um amigo, tente chegar ao bairro até umas 20:00hs... Eu mesma tenho medo de pisar em São Mateus depois das 21:00hs, apesar de ter morado lá quase minha vida toda...
Morei em São Mateus, depois no Brás, depois no Campos Elíseos, no Ipiranga/Vila Mariana, na Penha, e agora estou no Jardim Ingá, do lado do Parque Arariba e do Parque Regina...  Do lado também do Morumbi.
Falar sobre violência pra quem já foi assaltada três vezes é estranho...
Eu ando na rua com celular na orelha, eu ando com bolsa, com dinheiro...
Acho que o medo é o grande causador do assalto! Ele atrai...
Quanto à levar um tiro, não é bagunçado assim... Geralmente morre à bala quem está envolvido no mundo do crime... Balas perdidas acontecem aqui como eu qualquer lugar do planeta...
Não tenho medo de São Paulo... Morar em São Mateus me ajudou a ser " esperta ", e algumas coisas eu consigo driblar porque ando de olhos bem abertos... Não precisaria disso, é claro, mas é melhor não vacilar!
O grande problema é que a mídia escolhe divulgar o que vai causar pânico, quando poderia escolher matérias nutritivas e instrutivas...
As pessoas tem medo de avião porque assistem televisão...
As pessoas tem medo do bandido, porque só passa isso na TV, mas eu fui muito mais protegida por bandido do que pela polícia...
Morava numa favela... Por mais que seja um lugar visivelmente feio e denso, existem seres humanos ali... Não precisa temer um lugar onde tem gente, tema a lugares vazios...
O transporte público daqui é o melhor entre todos os Estados que visitei do Brasil... O paulistano reclama, mas está aqui o melhor ônibus para ir e vir do trabalho...
Falar em trabalho, você que não é paulistano e está aqui à passeio, entenda: JAMAIS PEGUE TRANSPORTE PÚBLICO EM HORÁRIO DE PICO! Isto significa: Das 5hs até às 9hs, tanto da manhã como da noite, de segunda a sexta... Ou se arrependerá amargamente, rsrs...
Não é que o Governo não faça obras, é o povo que não pára de fazer filhos... Um dia, essas crianças crescerão, e aí?
O Rio Tietê fede? E como! O Pinheiros também, bem como qualquer rio adjacente! Lamentável comunicar isso, mas é a mais pura verdade!
Se você quiser uma lixeira para se livrar de seu lixo, existem bairros, como o que eu moro, que não há nenhuma na rua! Jogue dentro da bolsa, é o jeito!
Se você tem medo do que vai comer, porque seu organismo é acostumado com a alimentação de sua cidade, de seu país, relaxa! Existe restaurante japonês, chinês, árabe, italiano, francês, e assim vai... Fome você não passa em São Paulo!
PONTOS TURÍSTICOS: Conselho - Uma excelente câmera fotográfica!
O Centro velho de São Paulo é a coisa mais linda, que eu adoooooro, e conheci primeiro através de meu pai!
A Catedral da Sé, concluída em 1910, é encantadora por fora e por dentro...
Tem o Pátio do Colégio, o Vale do Anhangabaú, o Largo São Francisco, a biblioteca Mário de Andrade, a Praça da República, a Igreja da Consolação, o Catavento Cultural, o Mercadão...
Se você já ouviu falar em 25 de Março, a rua das compras, pois ela fica no centro, ao lado do Parque Dom Pedro II, e é constantemente lotada de gente comprando tudo!
Há moradores de rua por todo centro histórico, mas nada que ameace... Nem os da Cracolândia! Como pude esquecer da Estação da Luz? O que é aquilo? Linda demais!
Não entendo porque o povo paulistano não tira fotos de sua própria cidade...
Tem o Museu do Ipiranga, que vale mais pelo Parque da Independência, cheio de lindos cães domesticados... Não gostei da parte interna do Museu, por ter tantas coisas ruins sobre o que o escravos passaram...
Tem o Aquário de São Paulo, também no Ipiranga...
Tem o Parque do Ipirapuera, ponto de encontro dos jovens e o Parque do Carmo, com boa parte de mata atlântica! E milhares de parques menores...
OS SHOPPINGS!!! Ahhh, a oitava maravilha do mundo, kkkkkkkkkk...
Os melhores: Shopping Center Norte, apesar de sempre cheio, ele é bem completo e agrada a todos os públicos. Apenas piso térreo, mas pra mim, o melhor shopping de São Paulo!
Shopping Ipirapuera, o maior em número de lojas, quatro pisos, e quatro pisos de estacionamento...
Shopping Jardim Sul no Morumbi, Shopping Jardim Anália Franco, entre Tatuapé e Mooca...
Se eu não coloquei outros aqui, é porque outros só tem fama, mas não são bons. Eu conheço a maioria, porque adoro shoppings... O shopping Metrô Santa Cruz eu gosto!
Motéis: Com R$ 15,00 você encontra pernoite, acredite, rsrs... Provável chiqueiro, mas daí você meça sua necessidade!
BA-LA-DAS: Se você curte rock n' roll, rua Augusta na certa!
Balada eletrônica/tecno/black, é na zona sul, região próxima aos jardins... Se te falarem de Vila Olímpia ou Itaim, vá!
Igrejas e forrós: Periferia!
Samba: No Centro histórico tem uns barzinhos bem legais com samba ao vivo...
Fato é que ser estrangeiro é não ter tempo para procurar ou pechinchar, mas ir direto ao ponto!
Você jamais vai conhecer todos os pontos turísticos de São Paulo num dia... Talvez dois! E porquê? Porque somos donos de um dos piores trânsitos parados do mundo!
Qualquer dúvida, pergunte aqui nos comentários que tento responder o mais breve possível!
Espero que tenha sido de grande valia...
BOA SORTE, BOA VIAGEM E CERTEZA: VOCÊ VAI AMAR SÃO PAULO!

Comentários