MORANDO SOZINHA...


Uma vez, no trampo, eu estava em Hortolândia, no Extra, e a moça do supermercado estava trabalhando e conversando comigo, que pensava em vir pra São Paulo, pra morar sozinha, mas que tinha medo, porque aqui é cidade grande, e não sei mais o quê... Ela é filha de fazendeiro lá, ela tem uma família ótima, mas precisa seguir carreira num lugar onde tenha oportunidades ilimitadas... Eu a entendo, mas não é fácil!
Acho que a princípio, é compreender o porquê de dicidir morar sozinho... Seja a idade, a questão da "liberdade", da privacidade... Seja para fins profissionais em outra cidade, país... Seja por brigas em família, seja por brigas com vizinhos, seja porque não está se dando bem com alguém... Rs, mas, ainda assim, morar sozinho é mais fácil de decidir, pra mim, do que sair da casa dos pais porque está casando, rsrs... Bom, mas aí é outro loooooongo papo, e não quero sair do meu foco...
As pessoas te sugerem: "Mas porquê você não mora sozinho?" , e a princípio, a gente só pensa nos CONTRAS dessa situação, e vamos adiando, e adiando...
Tudo bem!!! Tem quem decidiu morar na casa dos pais por toooooooda a vida... Beleza, quem sou eu pra me meter? Eu bem queria morar com minha mãe a vida toda, mas as circunstâncias me mostraram oooooutro caminho...
A idéia de morar sozinha veio com os conselhos do povo, quando eu tinha meus vinte e um anos... Mas naquela época, tudo o que eu não queria era abrir mão do conforto do lar, do "ter tudo na mão"... Além disso, não queria usar meu dinheiro pra pagar aluguel, pra gastar com comida... Que alguém o fizesse isso, e era minha mãe!
E o tempo foi passando... Daí, todo mundo vai crescendo, e isso meio que limita o espaço de cada um na casa...
Tomei a decisão definitiva em 2010, por conta de não ver mais espaço pra mim, e muita discussão, muita hostilidade, enfim, o cerco apertou, e quando vi já não morava mais lá!
O MAIS IMPORTANTE : Acho que sair de casa numa boa, sair principalmente porque quer, sair sabendo que você vai fazer falta, e que as portas estão 24hs abertas pra sua presença... Esse, infelizmente, não foi o meu caso...
Foi "punk" pra mim, principalmente, porque saí de uma família, e fui morar com outra... Mesmo que seja a minha também, mas são outros costumes, outra rotina... Sem espaço definitivamente pra mim, pra expressar sequer o que eu pensava, e em cinco meses eu amadureci o que talvez demoraria aaaaaanos... O que na verdade demorou anos, antes de tudo!
É óbvio, que me senti sozinha no planeta, abandonada, infeliz... Por outro lado, eu cresci consideravelmente, fiquei mais responsável, mais sem medo das coisas, mais pronta pra encarar situações complicadas... Eu definitivamente fiquei do meu lado, porque eu só tinha eu pra me defender, só tinha à mim mesma pra correr e pedir socorro... Nesse ponto, me arrependo de não ter saído de casa com 18/20 anos... Mas, naquela época eu era muito bobinha, ingênua, inocente... Ou, eu estou me subestimando...
Sair de casa requer: SEMPRE ESTAR TRABAHANDO, porque é você quem te sustenta! E detalhe: Um emprego, senão bom, pelo menos que ganhe bem, pra pagar aluguel, pra comer o mês todo, e ainda ter as mordomias que tinha quando morava na casa dos pais...
Se quando morava em casa, você ficava de saco cheio da empresa, já pedia as contas porque você tinha as "costas quentes", agora é completamente diferente... Agora você tem que aguentar muuuuuuito desaforo, não pode simplesmente virar as costas e dizer tchau... Seja pra juntar mais dinheiro pra poder sair do emprego, seja porque é tanta conta que não há condições de ficar um dia sem trabalhar, enfm... Saúde??? É o de menos... Você tem que trabalhar, bem ou péssimo, pra ter o dinheiro do aluguel, mesmo que não tenha o da comida!
É como eu disse, em meses, você cresce o que de repente demorou a vida toda!
Em termos de experiência e "escola", é maravilhoso, mesmo!!!
Mas, algumas coisas se revelam quando isso acontece, ou, melhor dizendo, algumas coisas você passa a enxergar com outros olhos... E a experiência disso pode ser tocante, profundamente bonita, ou terrível, traumatizante...
Esqueça o orgulho, se ele era o seu companheiro... Principalmente se você for mulher, porque vai precisar da ajuda de estranhos pra muuuuuuuita coisa, muita mesmo! Vai ter  de dar votos e votos de confiança, em gente que você nunva viu na vida... E nessa, descobrimos grandes novos amigos, talvez uma nova família!
Sua casa nova, seu quarto, seu espaço que seja, vai ter a cara que você der a ele... Qualquer uma! Seja na pintura, na decoração geral, na organização, na limpeza, porque agora, o administrador é você, o patrão do seu lar é você!
Existem as pessoas que desejam morar sozinhos pra fazer a casa de baladas e festas, de motel, de antro da bagunça... Well, é melhor morar sozinho mesmo, do que fazer algazarra na casa de quem cuidou de você a vida toda!
Existem pessoas, talvez a maioria delas, que não conseguem, ou não tem habilidade, ou não tem a menor vontade mesmo de colocar vida na casa, de deixá-la com cara de que tem gente morando nela... Na casa dessas pessoas, você entra e tem a breve sensação de que ninguém mora ali, que é abandonada... É um colchão no chão, uma TV ali num canto, geladeira vazia, enfim... Quando não é casa própria! Não tem plantas, não tem animais, não tem nada pra alegrar a casa...
No começo, conseguir ter dinheiro o mês todo é complicado... Porquê, como você ainda não sabe o quanto vai gastar, não sabe quanto tem que manter pra poder sair gastando o resto, daí acaba gastando tudo mesmo... Sabão em pó, amaciante, detergentes, duram a eternidade, rsrs... O gás também, eu não cozinho, mas meus amigos demoram cerca de um ano pra trocar o gás... E quando as coisas acabam, acabam de uma só vez, como uma conspiração! Xampu, sabonetes, antiséptico, desodorantes, e outras coisas de higiene pessoal...
Na minha mãe eu já não almoçava há anos, mas jantava quase todo dia... Agora, sem mãe, sem saber cozinhar e sem querer aprender, eu como quando vou na minha tia, ou em restaurante, claro... Não é a mesma coisa, não tem o mesmo sabor... Mas, alimenta!!!
Se você vai passar dificuldades??? Porra, sem dúvida!!! Eu passei fome, coisa que não aconteceu comigo antes... Foi a pior época da minha vida, em todos os aspectos, mas descobri o quanto sou forte, o quanto sei superar as coisas... Sair da casa da mamãe, é antes de mais nada, enfiar na cabeça que nunca mais vai depender dela... Ou então, é melhor nem sair!
Eu não sei lavar bem as roupas como minha mãe, mas não posso pedir isso pra ela, e nem quero...
O meu caso é muito distinto, porque descobri com a mudança, que sempre fui sozinha, que não posso contar com minha família pra nada... Quando falo família, me refiro à casa da minha mãe, e irmãos... Me virei sozinha na fome, no desespero, no desemprego, na desilusão afetiva, na cirurgia que fiz em 2011... E não só nos momentos ruins, os ótimos também, eles não participam... É estranho pra mim, típica canceriana que sou, ligadíssima à família, de repente me ver sozinha no deserto do Saara... Entende??? Espero que não faça idéia do que eu estou dizendo e que sua família seja o extremo oposto da minha... Eu espero de todo o meu coração, que eu seja a única a ter passado por isso, na Terra, porque não desejo a ninguém... Graças à Deus, depois que despejei as mágoas sobre os ouvidos da dona Rosa, eu fiquei ótima, diria livre... Ainda faz falta??? Não sei dizer se hoje faz como já fez um dia... Eu sei, tenho consciência de que ali ninguém tem laços afetivos comigo... Talvez reparos de outras vidas, missões, mas amor não...
Minha verdadeira família não é a que eu nasci e cresci... Eu vivi a minha vida tooooooda com eles, os melhores anos de minha vida, que foi minha aurora, mas, aquela época definitivamente acabou! Eu precisei muito de boas companhias, inclusive do Astral, pra entender e absorver isso... Eu queria acabar com minha vida esse ano, por me sentir um "nada", mas, descobri que algumas pessoas ainda fazem questão da minha existência... E descobri que eu ainda posso ser útil aqui!
Em suma: A independência, o pegar seu dinheiro e fazer absolutamente o que quiser com ele, é maravilhooooooooooooso!!! É você quem trabalha, é você quem paga suas contas, é você quem precisa estar bem e de pé, todo santo dia, pra correr atrás do dinheiro do pão... É você, e mais ninguém!
Eu pago aluguel, eu me sustento, eu me abasteço, e ainda me divirto, e muuuuuuuito!!!
O trabalho é uma bênção, uma porta pra muitos e muitos sorrisos... É só a falta dele que pode trazer prejuízos, porque até quando você está pra baixo, e quiser ver o mar, quiser sumir por aí, você precisa de dinheiro pra ir até lá!
Se você pega uma doença e precisa de tratamento rápido, é com dinheiro que vai conseguir...
E olha, naquele momento que voce chega em casa, não quer falar com ninguém, ver ninguém, se irritar com nada, morar sozinho é divino!!!
Eu aconselho à você, quando se sentir preparado, se jogar pra essa vida... Mas, é um caminho sem volta, é pra sempre!!!
Tudo tem o preço, e você vai encontrar os prós e contras de uma vida assim...
E apesar de tudo o que eu passei de ruim nesses três anos, o bom superou, com certeza, e não me vejo mais morando com ninguém! Nem família, nem ninguém, porque eu sou livre!

Comentários

Postar um comentário