NUNCA MUDE O SEU JEITO (TÚNEL DO TEMPO - 29.05.2009)


Eu lembro que quando eu tinha 17 anos,eu tinha pedido pra uma amiga (Regiane...Saudades!) pra escrever na minha agenda...
Com aquela mania de adolescente de guardar recordações dos amigos,e aí quando eu fui ler o que ela escreveu pra mim eu fiquei surpresa!Um pouco constrangida e até me senti invadida!
Ela não disse com essas palavras,mas ela quis dizer que eu era sutilmente doce,quase derretendo,e quando percebia que estava amolecendo demais,eu "brecava",dava umas patadas pra disfarçar...Eu lembro que na época eu pensei:Será que esse meu jeito é tão claro assim que qualquer um pode notar,ou apesar de ter só 15 anos,essa menina é muito sagaz?Ou as duas coisas?De fato,ela era/é à frente do seu tempo,lia muito,tinha muitos amigos,ouvia atenciosamente as pessoas,era bem observadora...Pra 15 anos era mesmo um destaque!
Mas,o foco do assunto aqui é o seguinte:Eu sou exatamente como ela me descreveu...Até hoje!
Eu juro que,como eu tenho consciência disso,eu tento não usar mais as "defesas",mas talvez por força do hábito,quando eu vi eu já fiz!
Pra vocês entenderem melhor o que eu estou dizendo e até identificar alguém que vocês conheçam que seja assim,eu vou explicar:Eu sou muito brincalhona,muito mesmo,desde pequena,a "palhaça da família",a louca,a "doida varrida",etc,etc...E brinco com todo mundo que eu conheço...Só que eu também sou "molenga",detesto assuntos superficiais e até evito contato com pessoas que detestam assuntos profundos,que são os meus favoritos...Apesar de gostar dos assuntos profundos,quando eu percebo que as pessoas estão prestando atenção demais no que eu estou dizendo,aí eu entro com uma brincadeira,ou uma "patada" na pessoa,tiro sarro da minha própria cara,e assim o "prestar atençaõ em mim" se desfaz,e eu não preciso acionar o meu "mecanismo de defesa".
Veja bem,eu só tenho esta visão clara do "fenômeno" quando eu estou de fora,como agora...Dentro da situação,o hábito é tão forte,que eu só percebo que eu fiz quando acabei de fazer!
Isso me faz pensar o seguinte:Se eu soubesse que alguém presta atenção absurda para o que eu escrevo,palavra por palavra,sílaba por sílaba,talvez eu não escreveria...
Se eu soubesse que alguém pode ficar parado numa foto minha,duas horas,eu não colocaria...
Como ninguém me fala nada,eu apenas imagino que um ou outro "participa" do que eu sou,e assim vivo tranquila!
De vez em quando eu escrevo emails pro Irineu (Gasparetto),falando de mim,dos meus conflitos,pedindo um auxílio e tal...Enquanto eu pensar no email em si,tudo bem...Mas se eu cair na realidade de que o email fala de mim,vai cair na caixa de emails dele,e ele vai ler palavra por palavra...Hummm,acho que não mando!
Até email para os meus amigos,que são pessoas que me conhecem...
Sabe o que se passa?EU VOU ACHAR QUE ESTOU INCOMODANDO!Eu vou achar que estou atrapalhando a vida daquela pessoa,que ela tem coisas muito mais importantes pra fazer do que prestar atenção em mim...Enfim!
Não!Eu acabo mandando mesmo assim,porque eu entendo que esse lado inseguro meu precisa ser tratado,que é um problema e tal.
Ao vivo,talvez TODOS os meus amigos e familiares já tenham notado,mas ninguém me disse...Quando estão olhando muito pra mim eu fico sem graça,perco o "jeitão" confiante...
Em casa eu sou a que mais fala,mas enquanto está eu e todo mundo falando,tudo bem pra mim (tudo seguro!).Quando param pra prestar atenção em mim,eu perco o que eu ia dizer,aí entro com uma brincadeira,e assim vai...
É engraçado que quando não prestam atenção no que eu estou dizendo eu reclamo...
Eu suspeito de que isso tenha a ver com rejeição.Não é aceitação,nem vergonha de mim!O fato de imaginar que eu incomodo nesse planeta é o que pega...
Se eu entrar profundamente nesse raciocínio,eu vou ver alguém inadequada,imprestável,inferior,imperfeita,e mais um bucado de deformidades...
Existe alguma coisa dentro de mim ligado à rejeição!Eu vou descobrir o que é,só assim pra me curar...
Na época do programa "Encontro Marcado", na Rede TV,eu lembro de ter sonhado que eu estava na platéia,assistindo ao programa,mas eu estava diferente...Não era exatamente eu,mas era (aquelas coisas doidas de sonho...).Eu estava com roupas curtas e bem velhas,chinelos com os pés sujos cheios de lama,praticamente as pernas estavam cobertas de lama,e todo mundo sentava na cadeira da platéia,e eu perdida sentava no chão,com as mãos no joelho...O Gaspa me viu (e no sonho era tudo o que eu não queria...),sentou do meu lado,no chão,e continuou fazendo o programa...
Minha leitura do sonho:Acho que ele queria provar pra mim que todos somos iguais,e eu não era pior que ninguém pela minha situação...
É louco isso,mas às vezes eu tenho umas "síndromes" de achar que eu sou uma bostinha,uma "nadinha",menos do que o insignificante...
É claro que isso faz parte da "macumba" psicológica que eu fiz pra mim ao longo da vida,eu sou bem consciente da minha responsabilidade por mim!
Não foi uma,nem duas vezes,que eu ouvi gente (que eu estimo sinceramente) me dizer que eu tenho uma força que eu desconheço,que eu sou muito inteligente,que eu tenho um potencial pra coisas ótimas,enfim...E ouvi essas coisas sabendo que não era pra me agradar...Aí eu me pergunto:Baseado em quê essa pessoa diz isso?
Não,não estou me subestimando,falando honestamente,eu não duvido do que elas disseram porque eu também SINTO isso em relação a mim,mas o que está me segurando pra ser exatamente o que eu sou?O que eu estou esperando pra ser só eu mesma?
"Data:07/09/1999,hora: 00:30
AMIGA MI
Para minha querida amiga
Que desejo muita felicidade
Que prevaleça em nossa vida
Esta grande amizade
Que continue sempre assim
Alguém muito especial
Te admiro muito e à mim
Tu és muito legal
Amiga de todas as horas
Obrigado por existir
Me ajudando nas vitórias
E emprestando o ombro pra mim
Michele minha amiga
Que nunca se esqueça
Que serei sua amiga
Aconteça o que aconteça
(Regiane ou Regê Pinto)"
Esse foi o poema que ela fez pra mim...
Quando estamos na escola,o que mais os nossos amigos nos diz ou escreve é:NUNCA DEIXE DE SER VOCÊ,OU NÃO MUDE SEU JEITO POR NADA NEM POR NINGUÉM!
É galerinha...Hoje eu sei a importância dessas palavras,e talvez nem vocês sabiam quando escreveram...

Comentários